1

Progressos na Cooperação entre a UTAD e a Universidade Católica de Moçambique

No âmbito do Acordo de Cooperação entre a UTAD e a Universidade Católica de Moçambique (UCM), celebrado em abril 2018, estiveram na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, de 13 a 20 de julho, o Edson Camacho dos Santos Nogueira, Diretor da Faculdade de Agronomia da UCM em Cuamba e Cornélia Natividade Alberto Gafah, Diretora Adjunta Pedagógica da mesma Faculdade.

A visita de trabalho teve como objetivo principal a preparação do suporte científico na criação do curriculum, assim como no processo de ensino e aprendizagem, de um curso de Doutoramento em Agronomia, Floresta e Ambiente a lecionar na UCM, com início previsto para Março de 2019, e que será o primeiro Curso de Doutoramento nesta área em Moçambique.
O plano de estudos foi trabalhado pelos dois Docentes da UCM com a Direção do Departamento de Agronomia (António Nazaré Pereira e Aureliano Malheiro), o Diretor do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista (Domingos Lopes) e o Diretor do 3º Ciclo em Ciências Agronómicas e Florestais da UTAD (José Luís Lousada), tendo sempre em atenção o Regulamento dos Cursos de Doutoramento na UCM. Ficou definido uma proposta de Plano de estudos do citado Curso, que será apresentado pelos dois Docentes na Reitoria da UCM, para aprovação.

Foram também feitas reuniões deste grupo de trabalho com o Vice-reitor para área de Planeamento e Internacionalização (Artur Cristóvão), o Vice-reitor para área de Ensino (José Luís Mourão), a Pró- reitora para a área da Qualidade (Isabel Alves), o Pró-reitor para área de Projetos estruturantes (Alberto Baptista), o Miguel Bacelar do GAP e Presidente da ECAV (Ana Maria Nazaré Pereira), onde foram abordadas várias questões de operacionalidade relacionadas com o funcionamento deste Curso de Doutoramento na UCM.

Durante esta visita, Edson Camacho Nogueira e Cornélia Gafah tiveram oportunidade de visitar as instalações da ECAV, o Hospital-Veterinário e o Campus da UTAD em geral.