1

UTAD adere ao projeto NAU

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a primeira instituição a aderir como entidade promotora do Projeto NAU – um projeto no qual se prevê a integração dos diferentes ministérios, bem como de diversas instituições de ensino superior nacionais, instituições públicas e empresas e do qual a UTAD mostra ter todo o interesse em ser parte integrante, numa perspetiva de vantajosa colaboração e parceria com estas entidades em ações futuras.​

A NAU é uma iniciativa nacional, liderada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem como objetivo a construção e operação de uma plataforma para Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências. Esta infraestrutura técnica e operacional permite a publicação e dinamização de cursos a distância para grandes grupos, normalmente designados por cursos MOOC (Massive Open Online Courses), orientados para a Administração Pública e Ensino Superior.

Assim, este projeto mostra-se como uma oportunidade para alavancar a área de e-learning na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta adesão na qualidade de “Entidade Promotora” do projeto NAU foi uma decisão sustentada no alinhamento dos objetivos da NAU com o plano estratégico da UTAD para o e-learning.

Entre outras, a UTAD vê como proveitosa a sua participação e a possibilidade de ampliar a gama de serviços através das ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto, nomeadamente a publicação de cursos na Plataforma NAU, a oportunidade de tirar proveito dos serviços de apoio e consultoria de produção de conteúdos no Projeto NAU e dos serviços de dinamização dos cursos ativos na Plataforma NAU. Por fim será ainda vantajoso beneficiar dos serviços de divulgação da NAU.

Durante o mês de setembro decorrem sessões de demonstração para a comunidade. Nestas sessões, será possível conhecer melhor a plataforma, assistir a uma breve apresentação do ponto de situação do Projeto NAU, seguida de demonstração sobre a forma como os cursos são colocados na Plataforma e como os utilizadores poderão aceder aos mesmos.

Está previsto que a plataforma tenha já durante o mês de outubro vários cursos à disposição dos seus utilizadores.

Os responsáveis pela dinamização do projeto acolhem e dão as boas vindas à UTAD como pioneira neste coletivo de instituições promotoras da plataforma, esperando que outras se juntem, levando a NAU a bom porto, como um canal à disposição das entidades para formação de colaboradores e cidadãos, podendo ainda potenciar e promover Portugal e a cultura portuguesa no mundo.