[Imprimir]

Hélder Fraga, investigador do CITAB / UTAD  foi um dos selecionados, a nível nacional, no Concurso “Estímulo ao Emprego Científico – Apoio direto à contratação de investigadores doutorados” da FCT.

A sua investigação centra-se no impacto das alterações climáticas nas culturas mediterrânicas, mais especificamente na vinha. Defendeu a tese de doutoramento em 2014 (orientada pelos investigadores do CITAB João Santos, Aureliano Malheiro e Moutinho Pereira) com nota de 20 valores, sendo considerada “Outstanding” pelo Júri.

O seu trabalho na viticultura vs. alterações climáticas já recebeu um vasto reconhecimento internacional e alguns dos seus artigos científicos foram citados pelo relatório do IPCC de 2015. Um outro artigo foi publicado pela revista mundialmente prestigiada “Global Change Biology”, com fator de impacto superior a 8. Devido a estas publicações, foi convidado a participar em vários eventos internacionais, como a conferência ClimWine em 2016, na França, como palestrante convidado, e o simpósio Ampelos, na Grécia em 2017, como membro da Comissão Científica.