Partilhe

[Imprimir]

Madalena Vieira-Pinto, docente do departamento de Ciências Veterinárias e investigadora do Centro de Investigação em Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da UTAD, foi distinguida com o prémio D. João I – Venationis Merito Honor, atribuído pelo Clube Português de Monteiros.

Dedicação na formação e investigação no âmbito da proteção da saúde animal, saúde pública e segurança alimentar no setor da caça foram as razões que estiveram na base da atribuição deste prémio à investigadora do CECAV/UTAD.

Este prémio homenageia pessoas ou instituições cujo trabalho contribui para defender e valorizar uma caça ética, social, cultural, económica e ambientalmente sustentável e foi entregue pela Subdiretora da Direção Geral de Alimentação Veterinária, Graça Mariano, e pelo Vice-Presidente do CMP, Álvaro Moreira, no decurso do jantar de Gala que decorreu a 15 de setembro.

Madalena Vieira-Pinto tem dedicado grande parte da sua atividade de docência, investigação e de extensão (a nível nacional e internacional) a áreas relativas à inspeção sanitária, segurança alimentar e zoonoses em caça, sendo presentemente a responsável Científica por diversos cursos de formação certificados, únicos a nível nacional, no âmbito do “Exame Inicial de Caça”: presenciais, b-learning, para caçadores assim como para médicos veterinários no âmbito da aplicação do Edital Nº1.

Ainda neste âmbito, tem publicado diversos trabalhos científicos, colaborou em 2016 com o ICNF com autora do capítulo em “Sanidade e higiene em animais selvagens e segurança alimentar” do Manual para exame carta de caçador, participou em diversas reuniões científicas como oradora, é membro de projetos europeus, orienta diversas teses de mestrado e doutoramento e foi membro da Comissão científica e/ou organizadora de diversas reuniões científicas. Desde 2015, é responsável pelo serviço de despiste de Trichinella em carne de javali do Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar da UTAD.

É membro da direção da WAVES – Portugal (Wild Animal Vigilance Euromediterranean Society) desde 2008, tendo ocupando o cargo de presidente entre 2012 e 2017 e de Presidente da WAVES Internacional entre 2015 e 2017.

Atualmente, assume o cargo de Vice-Diretora do Centro de Ciência Animal e Veterinária da UTAD e de Vogal do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos Veterinários.

Créditos da fotos: Clube Português de Monteiros