[Imprimir]

Decorreu no passado dia 15 de setembro, no auditório municipal de Sabrosa, a cerimónia de tomada de posse da 2ª Direção do CEISDTAD (Centro de Estudos e Investigação em Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro) para o período 2018/2022. A nova direção é constituída por João Pavão, do Departamento de Engenharias da Escola de Ciência e Tecnologia da UTAD, pelo Major General Dario Carreira, um dos maiores especialistas de cibersegurança do País e Luís Pizarro, com sólida formação em defesa e segurança.

O CEISDTAD é uma estrutura integrada na UTAD que se destina ao estudo, investigação e divulgação de questões relacionadas com a segurança e defesa das pessoas e bens. Dedica-se a temas tão diversos como o a cibersegurança (segurança do ciberespaço, onde assenta, por exemplo, a Internet), a biossegurança e o estudo de zonas do globo com conflitos armados. Mas novas ameaças emergem, muito devido às alterações climáticas, que captam a atenção dos investigadores deste Centro, tais como a questão dos incêndios de grandes proporções, a deslocalização de pessoas de zonas do globo onde começa a haver escassez de água, as pandemias animais e vegetais, entre outras.

Tendo como mentor e principal impulsionador o General Loureiro dos Santos, nascido em Trás-os-Montes (Vilela, Concelho de Sabrosa), o CEISDTAD foi criado em 2014 pela UTAD, o Exército Português e a Câmara Municipal de Sabrosa. Durante os primeiros quatro anos foram debatidos e preparados alguns temas de ação, tendo sido um trabalho de cariz maioritariamente interno.

Na cerimónia de tomada de posse intervieram, para além do novo Diretor do Centro, o Reitor da UTAD, Fontaínhas Fernandes, o Chefe do Estado Maior do Exército, General Rovisco Duarte e o Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas. A sessão terminou com uma excelente e interessante apresentação do Major General Dario Carreira sobre a necessidade da aplicação de um modelo de cibersegurança às empresas e instituições, tendo agradado a toda a audiência, em especial aos empresários e responsáveis institucionais presentes.