Decorreu na UTAD entre os dias 17 e 19 de Setembro a reunião do Comité Executivo da  ENAS (European Network of Academic Sports Services). A direção da ENAS foi recebida pelo Reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes e pela Administradora da UTAD e SASUTAD, Elsa Justino, e, além da visita ao Campus, foi apresentado o modelo desportivo desenvolvido na UTAD e respetivas instalações desportivas. Foi ainda explicado o modelo de apoios sociais em vigor e apresentada a organização dos SASUTAD no que diz respeito ao alojamento, alimentação e saúde, e ainda o projeto Eco Campus.

Mel Parker – President of ENAS – UK (Middlesex University London), refere que “o Desporto Universitário na Europa é organizado de maneira diferente em cada país e que devido a esta diversidade, torna-se fundamental que existam objetivos e politicas desportivas europeias comuns entre os países membros.” salientou ainda que “o desporto é parte integrante da vida universitária, promove o bem-estar social, mental e físico e que desenvolve habilidades de aprendizagem ao longo da vida, tais como trabalho em equipa, liderança e valores comunitários.”  Foi ainda referido que a prática de atividade física na Universidade “ajuda a atrair, recrutar e reter alunos e ainda a manter contato com ex-alunos, já que o sentimento de pertença fica muito mais enraizado.”

Mel Parker, aproveitou a oportunidade para agradecer à UTAD o “excelente acolhimento” do Comité Executivo referindo ainda que, apesar de ainda apresentar um modelo recente, considera a UTAD como um “excelente exemplo de boas práticas no que diz respeito ao desenvolvimento do Desporto para todos na Academia”.

A Rede Europeia de Serviços Desportivos Universitários (ENAS) é uma associação constituída por Instituições de Ensino Superior da Europa que através dos seus serviços desportivos promovem a prática desportiva para as suas comunidades académicas. A ENAS foi fundada em 1997 em Chambéry, França e atualmente conta com mais de 120 membros de 21 países da Europa, dos quais a UTAD é membro associado desde 2015.