1

UTAD celebrou o campus como um espaço ecossustentável

Foram 24 horas preenchidas com inúmeras atividades que trouxeram para o campus da UTAD muito público e muitas atenções, especialmente da comunicação social. Tratou-se do evento designado “ECO@UTAD”, realizado no dia 22 de Setembro, e que procurou consagrar a UTAD e o seu campus com um espaço ecológico e ecossustentável.

Das atividades realizadas, destacou-se a entrega à academia das primeiras 10 bicicletas elétricas, um ato que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes. Esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto de mobilidade U-Bike, apostado em desincentivar o uso do automóvel. «Os modos suaves de deslocação, a mobilidade elétrica e a mobilidade pouco poluente são fundamentais numa política de sustentabilidade e contribuem de forma decisiva para a descarbonização e melhoria do desempenho ambiental do campus da UTAD, indo ao encontro de uma estratégia alargada para um ecocampus mais sustentável», assim justificou à imprensa o principal responsável da organização, Amadeu Borges, pró-reitor para a área do Património e Sustentabilidade.

A “ECO@UTAD” começou às primeiras horas do dia, assinalando o equinócio de outono, com um acampamento largamente participado numa organização que teve a colaboração do Núcleo de Astronomia da UTAD. Entretanto, ao longo do dia outras actividades se desenrolaram: concertos musicais, artes performativas, oficinas para crianças e famílias numa ótica de promoção da ecossustentabilidade e da preservação ambiental, oficinas de artesanato, visitas guiadas pelo Jardim Botânico para conhecer e apreciar a biodiversidade nele presente, doação de árvores em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre muitas outras atividades.

 

foto: EcoUTAD