Partilhe

[Imprimir]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a InCubo, concorreram com o projeto EMER-N | Empreendedorismo em Meio Rural na Região do Norte aos “Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA 2018), na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”, tendo arrecadado o segundo-lugar na final nacional.

Esta iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, e alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.

A sessão realizou-se a 26 de setembro, no auditório municipal de Vila Nova de Gaia, tendo os prémios sido entregues pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Secretaria de Estado da Economia, Ana Teresa Lehmann, e pelo Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas.

O Projeto EMER-N, é um projeto promovido por 15 instituições (UTAD, INCUBO, IET, IPVC, IPB, ADRIMINHO, ATAHCA, ADRAT, ADER-SOUSA, ADRIMAG, ADRITEM, DOLMEN, CORANE, DOURO SUPERIOR e DESTEQ) e visa promover e apoiar os empreendedores e os seus negócios nos territórios de baixa densidade, envolvendo os 86 municípios da Região Norte.

Este projeto já apoiou cerca de 950 empreendedores tendo criado mais 220 novas empresas e cerca de 300 novos postos de trabalho, induzindo um volume de investimento na região na ordem dos 20 milhões de euros em pequenos e micro negócios.

Cofinanciado pelo NORTE2020, FEDER e Estado Português, o EMER-N será concluído durante o 4º trimestre de 2018.