[Imprimir]

O Programa do governo brasileiro CAPES PrInt, que tem em vista a internacionalização do ensino superior, tem dinamizado a aproximação a várias universidades aquele país, incluindo a celebração de protocolos e de planos específicos de cooperação. Nesta linha, Reinaldo Lucena, da Universidade Federal de Paraíba, visitou a UTAD no dia 17 de outubro, em representação da respetiva Reitora.

Foi manifestado o interesse no desenvolvimento de iniciativas conjunto, incluindo missões de trabalho de docentes e investigadores de ambas as instituições e a realização de cursos avançados de curta duração. Na ocasião esteve também presente a Coordenadora de Relações Internacionais do Instituto de Educação Superior de Paraíba, Camilla Lucensa, que igualmente expressou o desejo de cooperar com a UTAD nas áreas de trabalho comuns. Na sequência desta reunião serão celebrados protocolos com ambas as instituições.

Destaque-se o citado Programa CAPES PrInt visa “Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização”

Mais informação sobre Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print ).

Legenda da Foto: Reinaldo Lucena da Universidade Federal de Paraíba e Artur Cristóvão (UTAD)