Compilar e dar a conhecer a oferta de restaurantes na Cidade de Vila Real foi um dos objetivos. A transformação em guia foi o passo seguinte e brevemente será disponibilizado ao público.

O desafio foi lançado pelos empresários de restauração de Vila Real aos investigadores do Projeto DouroTur, desenvolvido pela UTAD através do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).

Entre setembro de 2015 e junho de 2017 uma equipa constituída por investigadores deste projeto e por estudantes do 3.º ano da licenciatura em turismo recolheram os dados necessários para a elaboração do guia, com base em diferentes parâmetros. A escolha recaiu na promoção da oferta gastronómica de 80 restaurantes.

Intitulado “Comida | Real | Food”, este guia bilingue (português-inglês), dá a conhecer estes estabelecimentos através de fotos e de informação adicional como localização, se está presente em redes sociais e se disponibiliza wi-fi.

Vítor Rodrigues, um dos investigadores envolvidos na realização deste guia salientou a importância do mesmo para a promoção da cultura gastronómica da cidade. O mesmo investigador destacou a boa recetividade ao projeto de investigação-ação por parte dos gestores dos restaurantes.

O guia será publicado em formato digital numa primeira fase e pretende-se disponibilizá-lo em várias plataformas, entre estas as do projeto, do Município de Vila Real, entre outras. Posteriormente será lançado em formato impresso.

Guia disponível [aqui]