1

Entidades unidas na prevenção do desperdício alimentar

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, comemorado a 16 de outubro, a direção de Curso de Ciências da Nutrição da UTAD, o CHTMAD e o ACES Douro I uniram-se para assinalar este dia e alertar para o flagelo do desperdício alimentar.

A fim de consciencializar a população para a redução do desperdício alimentar, estas entidades uniram-se e promoveram a campanha #stopdesperdicio, que pretendeu “informar sobre o tema, questionar ações comuns, divulgar boas práticas e sensibilizar a comunidade para o combate ao desperdício alimentar”.

Lançada no dia 09 de outubro, esta campanha contou com o apoio de diversas entidades na dinamização de atividades, uma das quais a partilha nas redes sociais de fotografias identificadas com o hashtag #stopdesperdício, alertando para as situações de boas ou más práticas associadas ao desperdício alimentar.

Outras atividades foram levadas a cabo entre estas uma conferência, no auditório do CHTMAD, que contou com as presenças de representantes da UTAD, da Refood, do CHTMAD e do Chef Hélio Loureiro. Outras iniciativas de sensibilização como a divulgação, nas redes sociais, de vídeos de personalidades alertando para o tema da campanha, entre estes o Reitor UTAD, Presidente CA CHTMAD, Presidente Câmara VR, Bastonária Ordem dos Nutricionistas, e ainda a afixação de cartazes, a distribuição de flyers e uma exposição de desenhos feitos por crianças no Serviço de Pediatria do CHTMAD.