O 3º Encontro cultural das Universidades do Norte e da Galiza, designado por “Música e Movimento Partilhados”, teve lugar em Braga e Guimarães nos dias 20 e 21 de outubro.

Após a abertura no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, presidida pelo respetivo Reitor, a música e artes cénicas saíram à rua, com a exibição de várias tunas académicas, grupos de percussão (Universidade do Minho), música e dança galega (Universidades de Vigo e Santiago de Compostela), folclore (Universidade do Minho), terminando com jazz (Universidade do Porto), dança contemporânea (Universidade da Corunha) e poesia e música (UTAD).

Beneficiando do bom tempo e da dinâmica das duas cidades, o Encontro teve numerosa assistência e as exibições foram muito aplaudidas.

Para além da organização da Universidade do Minho e da Fundação CEER, esta iniciativa contou com o envolvimento ativo das restantes universidades e com o apoio dos municípios de Braga e Guimarães, Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, Programa IACOBUS e Interreg Espanha-Portugal.

Recorde-se que o 1º Encontro foi organizado pela UTAD e realizado em Vila Real. O 4º Encontro deverá ter lugar no outono de 2019, na Corunha.

Foto: DR