[Imprimir]

O Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde está de volta à UTAD, numa organização do Departamento de Educação e Psicologia e irá decorrer até ao dia 6 de dezembro.
Isilda Rodrigues, docente da UTAD responsável por esta iniciativa, explicou que se pretende orientar os estudantes “para a atividade profissional que irão ter, mas também para a formação geral como cidadãos”.
O primeiro tema deste ciclo abordou as “Doenças de Transmissão Sexual”, numa sessão que decorreu a 18 de outubro, e que teve como oradora a Sónia Pereira, enfermeira do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
À plateia, composta por estudantes do curso de reabilitação da UTAD, a profissional de saúde deixou um alerta sobre a importância de se estar informado porque “as doenças não se manifestam apenas por sinais e sintomas” como tal, e antes que estas apareçam, “há que ter em atenção os comportamentos”.
No que diz respeito às DST (Doenças sexualmente transmissíveis) a palavra de ordem continua a ser “prevenção”. Há que reforçar “a consciencialização para um comportamento responsável e para o uso correto dos dispositivos que permitem fazer essa prevenção, nomeadamente para o uso do preservativo” referiu Sónia Pereira.
O Ciclo de Seminários irá continuar durante os meses de novembro e dezembro, onde serão abordadas diferentes temáticas de Educação para a Saúde, e trará à UTAD diversos especialistas das Universidades do Porto e do Minho.
Com entrada livre e aberta a toda a academia e comunidade em geral, a participação neste ciclo de seminários, dá direito a certificado.

Os interessados podem fazer a inscrição através do email: isilda@utad.pt.