Partilhe

[Imprimir]

Está a decorrer até dia 22 de novembro a 6ª Convocatória do Programa IACOBUS, que possibilita mobilidades entre as instituições de ensino superior e centros tecnológicos do norte de Portugal e da Galiza, envolvendo docentes, investigadores e pessoal de apoio e serviços.

Toda a informação sobre esta convocatória foi apresenta na UTAD no dia 13 de novembro pela Dra. Graça Fonseca, Vice-diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Euroregião Galiza-Norte de Portugal. Ressalte-se que esta convocatória, para alem das mobilidades, inclui também a possibilidade de candidatura para apoio à publicação de artigos em revistas científicas (JCR ou SCOPUS) tendo como autores investigadores de ambos os lados da fronteira.

Nas primeiras cinco convocatórias a UTAD apresentou 47 candidaturas e beneficiou de 20 bolsas, 18 de docentes, 4 de investigadores e 1 de funcionário de apoio e serviços. Isaura de Castro, docente do Departamento de Genética e Biotecnologia, deu o testemunho da sua experiência de trabalho no campus de Lugo da Universidade de Santiago de Compostela, tendo referido que, além da extraordinária hospitalidade e espírito de cooperação, a mobilidade deu já frutos em termos de trabalhos e publicações conjuntas.

Para além da apresentação deste programa, a sessão realizada na UTAD contou também com a presença de Valerià Paul, Diretor do Centro de Estudos Euroregionais (CEER), que destacou a missão e atividades deste Centro, que envolve as seis universidades públicas do norte de Portugal e da Galiza, destacando a sua disponibilidade para apoiar no estabelecimento de contactos e realização de projetos conjuntos.

Mais informação sobre programa IACOBUS em: https://www.gnpaect.eu/portal-transfronterizo/

Mais informação sobre o CEER em: http://www.fceer.org