Realizou-se, a 9 de novembro, no Anfiteatro de Geociências da UTAD, o Seminário “Estomatologia Felina: do diagnóstico ao tratamento”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV) e com a organização dos docentes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV), e João Requicha e Maria dos Anjos Pires, docentes da UTAD. Colaboraram também na organização deste evento, os alunos do MIMV da UTAD Andreia Mota, Gabriel Matos, João Costa, Inês Rodrigues, Inês Sequeira e Maria Cainé.

Este evento, muito concorrido, contou com a presença de mais de 100 congressistas, entre estudantes da UTAD e de outras instituições e profissionais provenientes de vários pontos do país.

Os palestrantes foram, por ordem de entrada, Paula Ferreira da Silva, docente de Imunologia do ICBAS e investigadora do I3S do Porto, que falou sobre a “Imunologia da cavidade oral”, seguida do Mestre em Medicina Veterinária José Catarino, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, que apresentou uma comunicação sobre a “Imunologia da cavidade oral do gato”. Depois de um intervalo, Carlos Viegas, docente de Medicina Interna de Animais de Companhia da UTAD, abordou o “Diagnóstico clínico das doenças estomatológicas-dentárias felinas” e João Requicha apresentou uma comunicação sobre “Radiologia dentária intraoral em gatos”. Para encerrar a manhã, Maria dos Anjos Pires, docente de Imunologia e Patologia Geral, realizou uma comunicação acerca do “Diagnóstico histopatológico das lesões da cavidade oral do gato”.

Depois do intervalo de almoço, Hugo Pereira apresentou a comunicação “Tomografia da cavidade oral e da região maxilo-facial”, ao qual se seguiu Joaquim Henriques que abordou a “Oncologia da cavidade oral”, tendo ambos ilustrado as suas intervenções com casos clínicos.

Depois do último intervalo, a sessão foi encerrada com uma mesa redonda com a colaboração muito ativa da assistência e moderada por João Requicha, que lançou o mote abordando a estratégia terapêutica inovadora das “Terapias celulares em estomatologia felina”.

O seminário encerrou, perto das 19 horas, com muito agrado e resposta positiva do público presente.

A organização agradece o apoio dos patrocinadores que tornaram possível este evento: Dentalvet, Virbac Portugal, Nestlé Purina PetCare, Vetherapy, Revista Veterinária Atual, Hospital Veterinário de Berna, pastelarias Nova Pompeia e Pãozinho do Céu e Delta Cafés.