1

Vida e obra de Agustina em Colóquio Internacional na UTAD

A UTAD foi palco, nos dias 22 e 23 de novembro, de um colóquio internacional sobre a vida e obra de Agustina Bessa-Luís, que reuniu alguns dos maiores especialistas dedicados ao estudo da escritora. O tema foi “Toda eu sou actividade, obras, relações, sentimentos” – Conhecer Agustina Bessa-Luís e a sua Obra.

O colóquio abriu com as palavras do vice-reitor Artur Cristóvão que enunciou as diversas ações que ao longo do ano a UTAD dedicou a Agustina, desde conferências, exposições, mesas-redondas, para culminarem com a atribuição do título de Doutora Honoris Causa. Usou também da palavra, enquanto membro da organização, a pró-reitora Isabel Alves, que realçou a importância da obra da homenageada, reconhecendo-a como “legado incomensurável da literatura portuguesa, com uma originalidade sem par nas letras portuguesas”

A série de palestras abriu com a romancista e poeta Hélia Correia, seguindo-se, as intervenções de Álvaro Manuel Machado (Universidade Nova de Lisboa), Joana Emídio Marques (Jornal Observador), António Preto (Universidade Lusófona do Porto), Guillaume Bourgois (Université Grenoble Alpes), Alda Lentina (Dalarna University), Orlando Grossegesse (Universidade do Minho) e Maria Filomena Molder (Universidade Nova de Lisboa). Houve ainda lugar para a apresentação da obra de Agustina As Estações da Vida, com a leitura de um texto do sociólogo António Barreto, autor do prefácio.

Este tributo à escritora incluiu também uma evocação do labor científico de Laura Bulger (1939-2015) da UTAD (uma das grandes divulgadoras de Agustina no meio académico), assim como a apresentação de documentários sobre Agustina com comentários de Mónica Baldaque (sua filha) e Anabela Oliveira (docente e investigadora da UTAD). Paralelamente, decorreram uma Exposição Bibliográfica com as Primeiras Edições de Agustina, na Biblioteca Municipal de Vila Real, e uma mostra de “Os Rostos de Agustina”, resultado de uma colaboração com as Escolas Secundárias Camilo Castelo Branco e S. Pedro, na sala de exposições da Biblioteca da UTAD.