Nos dias 6 e 7 de dezembro, decorreu um Mercado de Natal no átrio do Bloco de Laboratórios da UTAD, organizado pelos estudantes de segundo ano do curso Animação Cultural e Comunitária.

Um mercado que deu a oportunidade aos pequenos comerciantes, a organizações sem fins lucrativos e a artesãos de exporem produtos e serviços. Realizado no âmbito da disciplina de Práticas de Dinamização deste curso, o evento permitiu aos estudantes organizarem um evento, num trabalho de equipa em que a divisão de tarefas e a coordenação da logística foram tarefas consideradas “desafiantes”.

O mercado contou com cerca de 24 participantes com uma variedade de produtos que incluiu, livros, plantas, doçaria, artesanato, costura criativa, brinquedos, entre outros.

A Refood, associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é evitar o desperdício alimentar, esteve presente neste mercado para angariar dinheiro para fazer face às despesas inerentes à fomentação da atividade de voluntariado. Esta associação conta entre os seus voluntários com estudantes e trabalhadores docentes e não docentes da UTAD e, atualmente, ajuda cerca de 50 beneficiários.

Durante a realização do mercado foram ainda dinamizadas várias atividades como Ateliês de Arte de Natal, momentos de cinema, entre outras.

Mila Abreu, docente responsável pela unidade curricular Práticas de Dinamização, mostrou-se “satisfeita” com o trabalho desenvolvido pelos estudantes e pelo resultado do mercado.