A 29 de novembro, durante o “Fórum Anual Vinhos de Portugal”, realizado no Convento de São Francisco em Coimbra, foram atribuídos os prémios CNOIV 2018. Os grandes vencedores deste prestigiado certame, com o Prémo de Inovação de 2018 foi o grupo de investigadores liderado pela Professora e Investigadora Paula Martins-Lopes com o trabalho intitulado “High Resolution Melting (HRM) applied to wine authenticity”. A concurso estiveram 23 trabalhos.

O trabalho vencedor teve a participação da equipa de investigadores: Paula Martins-Lopes, Leonor Pereira, Sónia Gomes e Cláudia Castro da UTAD e membros do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas; José Ramiro Fernandes da UTAD e membro do Centro de Química de Vila Real; José Eduardo Eiras-Dias e João Brazão do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e António Graça da Sogrape, Lda.

Este trabalho foi suportado pela Fundação de Ciência e Tecnologia através do projeto WineBioCode. Este prémio representa um ótimo exemplo de sucesso de colaboração entre o sector público e privado, e reforça a importância da investigação desenvolvida por esta equipa na área autenticidade de vinhos.