Partilhe

[Imprimir]

Da autoria de João Paulo Fidalgo Carvalho, professor de Silvicultura e de Dendrologia da UTAD, acaba de sair a público o livro “Silvicultura Próxima da Natureza – Conciliar Economia e Ecologia para uma Silvicultura Mulifuncional, Rentável e Sustentável”, lançado pela Quântica Editora, através da chancela Engebook.

Trata-se de uma obra que concilia a economia com a ecologia, contribuindo para uma floresta sustentável, multifuncional, integrada e rentável. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para melhorar a rentabilidade económica, com criação de valor e melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada. A publicação promove e integra também um conjunto de serviços do ecossistema, como sejam o sequestro e armazenamento de carbono, a conservação da biodiversidade, a conservação do solo e da água e a preservação da paisagem.

Com benefícios para o proprietário florestal, a sociedade e o meio ambiente em geral, a Silvicultura Próxima da Natureza é aplicada na Europa e EUA e tem tido um grande interesse pela sua aproximação aos processos naturais e aos seus benefícios económicos, ecológicos e sociais.

João Paulo Fidalgo Carvalho, com doutoramento em Silvicultura e um pós-doutoramento na mesma área nos EUA (Forest Service SRS, North Carolina State University), tem trabalhado em diversos programas e ações na especialidade relacionados com sementes e plantas, seleção de espécies, arborização, condução e exploração dos povoamentos florestais. Membro do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). Membro da Associação Europeia de Silvicultura Pro Silva Europe. Tem trabalhado acerca da Silvicultura Próxima da Natureza em diversos países da Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal, República Checa, Roménia, Suíça) e nos E.U.A., depois do seu primeiro contacto com a mesma na Alemanha (Munique, 1996).