1

Como otimizar websites de empresas enoturísticas

Este foi o tema de um workshop organizado pela sublinha “Turismo e gastronomia” do projeto INNOVINE&WINE.

A 21 de novembro de 2018,  a linha “Competitiveness” do projeto INNOVINE&WINE, em colaboração com a diSER Multimédia, organizou o 1º workshop sobre Enoturismo digital. A sessão foi focada na formulação de dicas para melhorar a qualidade dos websites de empresas enoturísticas.

O objetivo foi partilhar conhecimento acumulado pelas investigadoras desta linha, ao longo dos últimos dois anos no trabalho com a Plataforma, e consistiu não apenas em afunilar resultados para artigos científicos, mas também dar oportunidade aos stakeholders locais de tirarem proveito direto do que vão aprendendo no dia-a-dia na atividade enoturística, no Norte de Portugal.

Josefina Salvado, uma das investigadoras, contextualizou o crescimento do enoturismo, que interpreta como um mundoonde experiências criativas podem ser potenciadas através das TIC. Veronika Joukes, outra das investigadoras da linha, partilhou as conclusões obtidas após a avaliação de 187 websites de unidades de alojamento situadas ao longo do Caminho Português Interior de Santiago, focadas nos aspetos: O website é fácil de utilizar por quem entra? O website é apelativo? O website sucede em descrever, promover e vender o produto? O website informa sobre gastronomia e vinhos?

Susana Rachão, também investigadora desta linha,  apresentou dicas para otimizar a venda online de experiências turísticas “enogastronómicas” e salientou as aplicações móveis como ferramentas de promoção e venda.

Fábio Xavier da start-up diSer Multimédia, que encerrou este Workshop, fez uma digressão pelo mundo do marketing digital, em geral, e deu ideias muito concretas para aumentar a qualidade de um website.

DIGRESSÃOSegundo a organização, esta foi uma oportunidade para os participantes obterem informação importante passível de aplicação nas empresas.

Está previsto um segundo workshop focado no aproveitamento das redes sociais no marketing dos produtos e serviços. Os interessados nesta iniciativa, prevista para a primavera de 2019, poderão solicitar informação para:vwiportugal.utad@gmail.com.