UTAD Parceira do projeto Erasmus+ S.I.L.V.HER

Investir na formação de jovens para a preservação e promoção do património cultural imaterial, é o objetivo.

Desde outubro de 2018 que uma equipa da UTAD colabora no projeto Safeguarding Intangible and culturaL Values and HERitage (S.I.L.V.HER) em conjunto com a Universita Degli Studi di Bari Aldo Moro (UNIBA), a Universidade de Pamukkale (PAU),  a Hellenic Open University (HOU) e com uma organização italiana experiente no desenvolvimento de iniciativas que interligam a cultura e o mundo digital European Grants International Academy S.R.L. (EGInA).

Durante dois anos estes parceiros vão promover a salvaguarda de património e valores culturais imateriais. Numa primeira fase será criado um curso com as componentes online e presencial e irá decorrer em Itália, Turquia e Portugal. Numa segunda fase, os alunos inscritos em qualquer ciclo das universidades participantes podem concorrer a uma bolsa que permitirá estudar via b-learning nestes três países. Serão selecionados 10 estudantes por país. A formação extracurricular permitirá formular um projeto concreto para promover um património intangível (escolhido pelos estudantes) aproveitando competências digitais, como a criação de vídeos, desenhos animados, realidade aumentada, aplicações móveis e eventualmente a realidade virtual.

A equipa técnica da UTAD conta com elementos de várias Escolas com formação transdisciplinar por forma a dar apoio a teams de estudantes de vários cursos e, eventualmente, de vários países. O concurso para selecionar os 10 alunos da UTAD que, para além do curso, poderão escolher um património cultural imaterial que irão ajudar a preservar e a divulgar online de forma criativa e inovadora, será organizado em 2019.

 

Ana Cantante Cordeiro, Ana Margarida Maia, Ânia Raquel Dionísio Teixeira, Carlos Manuel Rodrigues Soares Vaz, Frederico Branco, Galvão dos Santos Meirinhos, Jorge Borges, José Luis Bandeira Rodrigues Martins, Orquidea Maria Moreira Ribeiro, Paulo Martins, Susana Maria Araújo Gonçalves Magalhães Pimenta e Veronique Nelly Paul Marie Joukes (líder), são os elementos da UTAD envolvidos neste projeto.