Foto: UTAD
[Imprimir]

A UTAD foi oficialmente aceite em 2018 como membro da União de Universidades do Mediterrâneo (UNIMED), rede que envolve 180 membros de 23 países da bacia do Mediterrâneo.

A UNIMED promove a cooperação académica, facilitando a construção da dimensão Euro-Mediterrânica, de forma a promover o desenvolvimento científico, social, cultural e económico desta região.

Neste sentido a UNIMED dinamiza várias sub-redes temáticas nas áreas dos Transportes, logística e multimodalidade; Energias renováveis e meio ambiente; Herança cultural intangível; Turismo no Mediterrâneo; Tecnologia aeroespacial e sistemas de transporte aéreo; Dieta mediterrânea; Desportos; Alimentação e Água; Desertificação; e Migrações.

A UTAD participa já nas sub-redes de Água e Alimentação, representada por Ana Barros do CITAB, e Migrações, representada por Luzia Oca do CETRAD.

Ao longo de 27 anos as comunidades académicas, estudantes, docentes e investigadores, administradores e demais colaboradores das instituições aderentes têm beneficiado das múltiplas iniciativas de cooperação promovidas pela UNIMED, com apoio de programas como o Erasmus, Tempus, Horizonte2020 ou Interreg. Mais recentemente, o Programa PRIMA veio abrir novas oportunidades de cooperação no campo da investigação.

Em Portugal esta rede incluía, até há pouco tempo, apenas a Universidade de Évora.

A UNIMED publica regularmente uma Newsletter, da qual é dado conhecimento a toda a universidade através da Presidência das Escola.

Mais informação sobre a UNIMED em: http://www.uni-med.net/en/