A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2019 como o Ano Internacional da tabela Periódica e as comemorações tiveram início a 29 de janeiro, na sede da UNESCO, em Paris. Para assinalar este dia em Portugal foram formadas tabelas periódicas humanas nas cidades do Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal (Madeira), Covilhã, Faro e Castelo Branco.

No caso de Vila Real, a iniciativa foi organizada pelo Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a colaboração das escolas Secundárias/3 Morgado Mateus, Camilo Castelo Branco e São Pedro, onde cada aluno participante representou um elemento químico dos 118 símbolos que compõem a tabela periódica, atualmente. O objetivo foi sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário, e o público em geral, para a importância deste “ícone da Química.

Esta iniciativa nacional foi coordenada pela Sociedade Portuguesa de Química e, ao longo do ano, serão realizadas diferentes iniciativas a nível nacional e local, que serão anunciadas num sítio web especialmente criado para estas comemorações: https://www.iypt2019.pt/index.

Legenda das Fotos: Tabela Periódica Humana na Praça do Município em Vila Real

Veja as reportagens: