O Professor Ignacio J. Díaz-Maroto Hidalgo esteve na UTAD entre 4 e 8 de fevereiro de 2019, para realizar uma missão de trabalho no Departamento Engenharia Florestal e Arquitetura Paisagista, no âmbito do Programa IACOBUS.

Ignacio J. Díaz-Maroto Hidalgo é doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Politécnica de Madrid e a investigação que realiza está focada no estudo das florestas nativas (ecologia, silvicultura, gestão, e caracterização da madeira) e o seu impacto no desenvolvimento rural. Foi orientador de seis teses de doutoramento, tem publicado cerca de 40 artigos em revistas JCR, com mais de 300 citações, dirigiu e participou em cerca de 20 projetos de investigação, além de inúmeros contratos de I&D. Foi membro do Comité Científico e desenvolve arbitragem científica em várias revistas internacionais.

A missão na UTAD decorreu no Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista (CIFAP) e teve como interlocutor direto a Professora Teresa Fonseca, responsável pela cooperação.

Entre os objetivos da missão deste investigador destacam-se a preparação de linhas de investigação conjunta com investigadores do departamento e atividades enquadradas em unidades de trabalho da IUFRO, bem como a promoção da Universidade de Santiago de Compostela.