Numa organização conjunta da UTAD e da Universidades de Coimbra, Católica – Centro Regional de Braga, e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, foi organizado nos dias 6 e 7 de Fevereiro, no Auditório de Geociências da UTAD, o Seminário Internacional de Serviço Social: Perspetivas Cruzadas sobre a Investigação e a Intervenção do Serviço Social em Contextos escolares. Contamos com a presença de investigadores de Angola, Brasil, Espanha e Portugal.

A complexidade dos quotidianos da escola no momento presente exige uma intervenção especializada e multiprofissional que não se pode reduzir única e exclusivamente ao tradicional trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. Daí que o Serviço Social nas escolas é uma das frentes de intervenção indispensáveis para garantir uma gestão justa e adequada, da complexidade que nela se manifesta.  (Sarmento, 2018, in Prefácio do livro “Serviço Social na Escola: contributos para um campo profissional”). Foi neste contexto que se enquadrou este Seminário Internacional que pretendeu cruzar diferentes olhares de forma a tornar as escolas mais inclusivas.

Neste âmbito, as temáticas incidiram no Cruzamento de diferentes perspetivas/olhares nacionais e internacionais sobre o Serviço Social na Educação /Escolas;  Reflexão sobre a prática profissional do Serviço Social, em contextos educativos;  a Investigação ao serviço da intervenção, e a intervenção como espaço de novas pistas investigativas em contextos educativos; Proporcionar um espaço e um tempo de encontro/debate e reflexão sobre o Serviço Social, em contextos educativos, temas abordados pelos diferentes convidados para uma plateia constituída por estudantes, docentes, profissionais de serviço social e outros interessados nestas temáticas.