[Imprimir]

Paulo Vicente João, docente no Departamento de Desporto Exercício e Saúde da UTAD, é o novo presidente da Direção da Associação de Voleibol de Trás-os-Montes (AVTM).

Esta nomeação surgiu de um Convite do Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, pelo “reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos na Academia, no treino e na vertente da investigação que tem sido realizado junto das seleções portuguesas de voleibol”.

O novo presidente da AVTM para o quadriénio 2019/2023 salientou no ato de tomada de posse que o principal objetivo desta Direção “será a massificação da modalidade, tendo sempre por base o desenvolvimento do atleta enquanto jogador e enquanto pessoa” pelo que a grande a aposta passará pelo Gira-Volei, para “catapultar o Voleibol para outro patamar”.

Neste sentido, o foco do desenvolvimento da modalidade será no “1.º ciclo, para estabelecer uma forte ligação às escolas preparatórias e secundárias, na ligação direta com os professores de Educação Física e do Desporto Escolar” e também com “os vários clubes da região”, afirmou.

 

Nota Biográfica

Paulo Vicente João, é Doutorado em Ciências de Desporto pela UTAD e investigador no CIDESD (Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development), onde tem como campos de investigação Voleibol e Vólei de praia, nomeadamente indicadores de desempenho em análise de jogos desportivos coletivos e tomada de decisão. É especialista em softwares de Análise do Jogo de Voleibol e jogos desportivos coletivos e avaliador de controlo de treino de Voleibol indoor (Seleções nacionais de Voleibol) e Vólei de Praia (com recurso a GPS).