Teve lugar no auditório municipal de Sabrosa, nos dias 16 e 17 de fevereiro, o início das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, com a realização do Seminário Internacional sobre Metodologias, Abordagens e Práticas de Inventário do Património Cultural, Material e Imaterial Associado à Rota de Magalhães.

A UTAD, enquanto membro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães e parceira no projeto de candidatura da rota magalhânica a Património Mundial da UBESCO, fez-se representar pelo vice-reitor para a área do Planeamento e Internacionalização, Artur Cristóvão. No seminário intervieram alguns dos nomes mais conceituados no estudo historiográfico da figura do navegador Fernão de Magalhães, tais como o antropólogo e historiador espanhol José Manuel Nuñez de la Fuente, para falar sobre o valor universal da Rota de Magalhães”, e Juan Marchena Fernandez, professor catedrático da Universidade Pablo Olavide de Sevilha, que falou sobre a Viagem de Circum-navegação na abertura de novos mundos ao mundo. Este último tema foi igualmente abordado pelo escritor de viagens Gonçalo Cadilhe, autor da obra “Nos passos de Magalhães” e da série de documentários televisivos alusivos à viagem de Circum-navegação.