Partilhe

[Imprimir]

Realizou-se a 7 de março a 2ª Etapa do concurso FoodValorization, concurso promovido pela UTAD e realizado no âmbito do projeto NewFood, que visa “(…) incentivar a inovação alimentar e apoiar a criação de novos produtos, dinamizando a utilização dos recursos endógenos, promovendo e dando visibilidade a produtos com potencial para acrescentar valor para o setor agroalimentar, em particular para produtos transformados”.

O júri composto por representantes da UTAD, Portugal Food; Fundação da Casa de Mateus, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego e a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, avaliou 16 propostas de valorização agroalimentar, tendo degustado, avaliado os respetivos modelos de negócio e salientado a “inovação aplicada a produtos tradicionais”. Para esta 2ª etapa foram selecionados produtos vegetais, frutos desidratados, vinho e aguardente, compota e chutney, queijo e patê, pão doce, farinhas alternativas e várias utilizações para o mel.

Depois da votação, e em função dos critérios de avaliação para esta 2ª etapa, o Júri decidiu selecionar os seguintes produtos:

– Snacks de Frutos desidratados (Fruit dehydrated snacks)

– Concentrado de mirtilo enriquecido com antioxidantes (Natural North)

– Mel em pó enriquecido com fibras naturais (HoneyFiber)

– Queijo Terrincho enriquecido com CLA (Olive +)

– Paté de cogumelos shitake e castanha (Bernardos Paté)

– Cuscos de farinhas alternativas

– Esferas de mel

– Gel de mel e chá dos Ações (GelPowerMel)

 

Os finalistas terão agora um período para melhorar as propostas ao nível da imagem – podendo contar com uma assessoria em design de produto –  e preparar um pitch para o júri de premiação. Os vencedores do concurso serão conhecidos em abril. Os prémios têm um valor global de 7.500,00€, em numerário, e serão atribuídos aos quatro finalistas mais votados.

O projeto NewFood é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Estado Português, através do NORTE2020- Programa Operacional Regional do Norte.