1

Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista associa-se às comemorações do dia Internacional das Florestas

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, (21 de março), o Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD está a desenvolver um conjunto de atividades nas Escolas Secundárias do Norte do País.

Estas atividades fazem parte de uma forte ação de sensibilização e promoção da floresta em 100 escolas no território nacional, e compreendem um breve enquadramento temático; a exibição de vídeo de campanha; testemunho de um técnico sobre a sua atividade profissional; e um debate final com os alunos.

As iniciativas estão a ser realizadas em estreita colaboração estre o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Direção-Geral da Educação e outras associações do setor florestal (AGIF, AIMMP, ANEFA, APCOR, BALADI, CELPA, CENTRO PINUS, FENAFLORESTA, FORESTIS, FORUM FLORESTAL, FNAPF, MINHA TERRA, SPCF e UNAC).

Segundo a FAO este ano as celebrações têm como tema “Florestas e a Educação”, por isso esta campanha tem como objetivo principal reforçar, junto da comunidade académica do 11º e 12º anos, a importância da Engenharia Florestal e da Arquitetura Paisagista na sua valorização e aproximação/ligação dos jovens à floresta e na promoção das saídas profissionais, como profissões fundamentais para contribuir para os desafios que se colocam à gestão do Território, em especial da sua área florestal.

Informações adicionais podem ser consultadas em:

http://florestacomfuturo.pt/index.html

http://www.icnf.pt/portal/agir/resource/doc/sab-ma/florest/manual-ea-florest

http://www2.icnf.pt/portal/agir/sab-mais/florest

http://www.icnf.pt/portal/agir/resource/doc/rec-did/florest/festarvor-dmflorest (http://www.fao.org/international-day-of-forests/en/

 

Créditos da Foto: Rosa Rebelo