A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal (AEEF) realizou um Workshop de Engenharia Natural, no dia 23 de março na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Esta iniciativa pretendeu expor ao público a problemática da erosão do solo, sendo uma das consequências da grande destruição causada pela atividade humana, pelo que este evento foi dedicado à aplicação de técnicas de Engenharia Natural para a recuperação de uma área no Campus da UTAD, que contou com a presença de Aldo Freitas, da empresa EcoSalix, especializada em ações deste tipo.

Durante a manhã houve lugar a uma palestra, por Aldo Freitas, onde foram abordadas as temáticas da erosão do solo, e técnicas de estabilização do mesmo e, à tarde, foi realizada uma intervenção prática numa zona do Campus da UTAD, onde a construção de uma rotunda criou uma zona de instabilidade do solo. A estrutura resultante da atividade fica como exemplo para  poder ser utilizada nas diferentes aulas dos vários cursos da UTAD.

A Engenharia Natural pode definir-se como um conjunto de técnicas que permitem, de uma forma pouco invasiva, recuperar áreas degradadas, onde a erosão do solo é significativa. Obras perto de rios ou a construção de estradas são alguns exemplos da atividade humana que danifica o equilíbrio da natureza, e levam à erosão do solo.

Fotos: AEEF