1

Eco@UTAD 2019: viver o Ecocampus e a eco sustentabilidade

Decorreu a 23 de março, a segunda edição do Eco@UTAD inicitiva realizada no no Jardim Botânico UTAD e que se alargou, desta vez, ao Parque Natural do Alvão onde foram plantadas seis mil árvores por cerca de 200 voluntários, entre adultos , jovens e crianças. Esta atividade foi articulada com o  Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com o Parque Natural do Alvão e o objetivo foi “lançar um exemplo de floresta ordenada, resiliente e autóctone, em que algumas das árvores a plantar são filhas de árvores existentes no Jardim Botânico da UTAD”.

Após a plantação, continuaram as atividades do Eco@UTAD, no jardim botânico da UTAD, com um workshop ao ar livre que incluiu diferentes atividades como caminhadas, música, atelieres para todas as idades, vários momentos que permitiram celebrar o Ecocampus da UTAD e a biodiversidade. Um convite para viver um dia aberto no Jardim Botânico e que se prolongou até às 22h com muita animação e participação.

O objetivo deste evento é promover a preservação do natural e da cultura regional, baseadas na biodiversidade e na eco sustentabilidade em todas as vertentes, suportadas pelo “Ecologicamente correto, pelo Economicamente viável, pelo Socialmente justo e pelo Culturalmente diverso”.

A primeira edição do Eco@UTAD aconteceu a 22 de setembro de 2018, com vinte e quatro horas de abertura do Ecocampus à comunidade académica e à comunidade em geral, com destaque para as escolas e outras instituições da região através de diversas atividades com enfoque na cultura, educação ambiental e de proximidade à natureza e à biodiversidade.

O Eco@UTAD é financiado pelo NORTE 2020, no contexto do Portugal 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional