1

#Jornadas INTERACT reúnem investigadores e empresários

Evento quer divulgar investigação realizada ao longo de três anos do projeto científico.

Está quase a chegar a quarta edição das #Jornadas INTERACT. O evento, promovido pelo projeto científico INTERACT (“Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology”), acontece já no próximo dia 10 de abril e quer envolver os principais stakeholders e os investigadores num momento de interação em que o debate será a peça-chave.

Constituído por três mesas redondas, as #Jornadas INTERACT são o principal momento de todo o projeto desenvolvido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O principal objetivo é divulgar a investigação realizada ao longo dos três anos do projeto junto de instituições públicas regionais e nacionais e dos parceiros estratégicos para os diversos setores. Agora que o projeto se encaminha para o fim, “a divulgação dos resultados obtidos e a interação com os empresários e agentes passa a constituir uma prioridade”, refere Rui Cortes, coordenador do projeto. O responsável considera as #04 Jornadas como uma “ótima ocasião para debater a importância da investigação face aos desafios que se colocam ao setor agrário no Norte do país. Não basta fazer excelente investigação: é preciso que seja conhecida e aplicada”, sublinha.

Evento centra-se no debate

Do programa, constam três mesas redondas que envolvem vários oradores externos para debater os “Desafios para o Mundo Rural em Trás-os-Montes e Alto Douro”. Todas as mesas redondas irão girar à volta deste grande tema em que desagua toda a investigação do projeto INTERACT.

“Sustentabilidade Ambiental e Alterações Climáticas” é o tema da primeira mesa-redonda. Marcelo Fragoso, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e Pedro Beja, docente do CIBIO-inBio da Universidade do Porto são os oradores deste painel que se irá debruçar sobre “a manutenção da sustentabilidade dos ecossistemas” ao mesmo tempo que se tenta lidar com “desafios futuros” como as alterações climáticas. A segunda mesa redonda contará com Francisco Pavão, presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro; João Roquette, diretor executivo da Herdade do Esporão; e Rui Soares, engenheiro na Real Companhia Velha. Este painel terá como tema “Bioprodutos e Inovação Tecnológica” e centrar-se-á “no incremento tecnológico da região” através de novos produtos. Por último, “Desertificação Rural e Coesão Territorial” será o tema da última mesa redonda do evento e conta com Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal; e Helena Freitas, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e que coordenou a Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

As #04Jornadas INTERACT contarão ainda com uma sessão da apresentação dos resultados de todo o projeto com os responsáveis das linhas de investigação, os docentes Fernando Pacheco, Henrique Trindade e José Moutinho Pereira, e, ainda, a presença do Vice-Reitor da UTAD para área de Investigação e Inovação, Emídio Gomes.

As inscrições para as #04JornadasINTERACT estão disponíveis em http://interact-utad.pt/jornadas.

O INTERACT é um projeto científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, financiado pelo Programa Operacional NORTE 2020, integrante do acordo Portugal 2020, e por fundos FEDER da União Europeia, representando um investimento de 4,1 milhões de euros. Ao todo, tem três linhas de investigação (BEST, ISAC e VITALITYWINE), envolvendo mais de80 investigadores e 30 bolseiros. As Jornadas INTERACT são um evento anual, organizado pelo projeto, e que pretende ser “ponto de encontro” entre os investigadores e bolseiros do projeto e os stakeholders. Esta é a quarta edição do evento.

Cofinanciamento

Mais informações e programa completo em www.interact-utad.pt/jornadas  // PR em formato editável e imagens disponíveis aqui