1

UTAD recebeu Merging Voices of Africa Caribbean and Pacific

No âmbito do projeto Merging Voices Africa Caribbean and Pacific, o Consórcio organizou um Staff Training Programmeem Portugal, entre 12 e 22 de Março 2019, com a participação de representantes das universidades de Timor Leste, República dos Camarões, Angola, Cabo Verde, República Dominicana, Etiópia, Guiana, Madagáscar, Moçambique, Seychelles, Tanzânia e Uganda.

Cada uma das universidades do Consórcio proporcionou aos participantes dois dias de formação e visitas. O roteiro deste evento teve início em Lisboa (UNL), seguindo-se o Algarve (UAlg), Porto (UP), finalizando na UTAD, nos dias 21 e 22 de Março. Os participantes foram recebidos pelo Vice-Reitor para o Planeamento e Internacionalização numa sessão de boas vindas e apresentação da UTAD.

Entre as principais atividades desenvolvidas nestes dois dias destaca-se um debate subordinado ao tema “Let’s Go International – como potenciar a cooperação entre universidades”, que foi dinamizado pelos/as docentes Ana Lúcia Sintra, Graça Sofia Pinto, Teresa Paula Perdicoulis, José Júlio Martins, Marlene Loureiro e Pedro Mestre.

Uma visita guiada ao Campus, à Exposição de Fotografia no novo átrio da Reitoria e um passeio pela Rota do Vinho do Porto foram também incluídos no programa desta Staff Week. O evento foi encerrado com a sessão de entrega dos Certificados da Formação pelo Vice-Reitor para o Planeamento e Internacionalização.

O projeto ERASMUS Merging Voices (MV) é gerido por um consórcio de quatro universidades portuguesas – Universidade Nova de Lisboa (UNL), Universidade do Porto (UP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade do Algarve (UAlg) -, e apresenta como principais objetivos reforçar a cooperação (inter)nacional das instituições envolvidas, contribuindo assim para o cumprimento da missão das IES e para aumentar a conscientização dos colaboradores (académicos, técnicos e administrativos) sobre a importância da cooperação para além das fronteiras europeias, permitindo uma aproximação e melhor compreensão das instituições parceiras.