Centenas de jovens maravilhados com a UTAD.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu, no dia 3 de abril, centenas de estudantes do ensino secundário dos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Bragança, que se inscreveram nas ações do Dia Aberto 2019 para conhecerem a Universidade por dentro.

As 67 atividades que a UTAD ofereceu permitiram aos visitantes, conforme as suas áreas de interesse, inteirarem-se das potencialidades do eco-campus, do ambiente de ensino, investigação, vida social e cultural, assim como das saídas profissionais dos cursos. Muitos dos jovens que, num futuro próximo, poderão vir a ser estudantes da UTAD, mostraram-se maravilhados com as atividades apresentadas, que envolveram todas as escolas da instituição, bem como os Serviços de Ação Social e a Associação Académica. A colorir o clima de festa vivido, houve também momentos de atuação da Vibratuna, a tuna feminina da Universidade.

Ao longo do dia, professores, investigadores, funcionários e estudantes da UTAD estiveram disponíveis para acompanhar os visitantes, desfazendo dúvidas sobre o funcionamento da Universidade e tudo o que esta tem para oferecer. Participaram em exposições, experiências laboratoriais, workshops, visionamento de filmes e demonstrações interactivas. Puderam assim conhecer, desde a vida secreta dos micróbios, aos robôs para condução autónoma e apoio a idosos, segredos da biologia ou das plantas in vitro, como proteger as florestas dos incêndios, como criar os bichos-da-seda, a utilidade dos drones no dia a dia, a montagem e desmontagem de motores, entre muitas outras sugestões e descobertas.