No âmbito do estágio curricular de Eloisa Marante, do curso de Ciências da Comunicação da UTAD, foi inaugurada uma biblioteca para estudantes ERASMUS/UTAD. Esta biblioteca fica situada na emblemática livraria Traga-Mundos, em Vila Real.

Esta iniciativa, que pretende promover a leitura e apoiar estes alunos ao longo dos seus percursos na UTAD, disponibiliza para troca na livraria Traga-Mundos, livros em língua portuguesa, mas também na língua destes estudantes. Para adquiri-los, basta levar outro livro, desde que esteja em bom estado. Os estudantes estrangeiros terão acesso a uma lista dos livros disponíveis “para fazerem as suas escolhas e usufruírem de uma leitura prazerosa com um tema do seu interesse”, afirmou Eloisa Marante.

Outra proposta que é feita a estes estudantes é a oferta de livros à Livraria Traga-Mundos, para que estes façam parte do espólio da biblioteca e, consequentemente, possam ser lidos e trocados por outros estudantes ERASMUS durante a estadia na UTAD.

Durante a inauguração da biblioteca os alunos conheceram o espaço, recitaram poemas, caso de Eva – Spanish, Marina – Spanish, Darya – Iran, Elisabeth – German, Michael – Greek, Meral – Turkish [com a colaboração do ESN UTAD] e leram uma passagem de um livro na língua mãe.

Este estágio curricular realiza-se no âmbito de protocolo assinado a 3 de Abril de 2014 entre a Livraria Traga-Mundos e a UTAD, que já proporcionou outros estágios e diversas iniciativas entre as duas entidades.