1

Três filmes produzidos no âmbito da Licenciatura de Comunicação e Multimédia da UTAD

Três filmes produzidos no âmbito da Licenciatura de Comunicação e Multimédia da UTAD, estiveram em competição no MIFEC – Festival Internacional de Filmes de Escolas de Cinema que decorreu na cidade do Porto de 8 a 12 de abril.

Os filmes dos estudantes da UTAD que estiveram em competição são “20.06.2018” de Daniel Silva, Filipe Mendonça, Nelson Sousa e Tiago Faria; “BLUEBIRD” de Amanda Sant’Anna, Carlos Fernandes, Gonçalo Veloso, João Lage e João Mendes; “METADE” de Hugo Gomes, Filipe Teixeira, António Riboira e Vasco Gonçalves. Estes filmes são criações desenvolvidas a partir de textos que os alunos escolheram, recriaram ou escreveram, aproximando o espaço da literatura da criação fílmica. Nestas obras os alunos desenvolveram competências técnicas e criativas de imagem e som, para além de uma preocupação pela direção da “performance” e pelo aprofundamento dos chamados efeitos especiais.

O MIFEC é um festival de cinema organizado pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e tem como objetivo difundir e premiar as produções cinematográficas de âmbito académico. O festival promove o encontro anual de algumas das mais importantes escolas de cinema (nacionais e internacionais), através da exibição e competição de filmes, workshops, masterclasses e debates entre alunos e professores das várias instituições envolvidas.

Cada sessão é precedida por uma apresentação dos respetivos filmes em competição. O júri é composto por cinco elementos das mais variadas áreas ligadas ao cinema, (realizadores, críticos, jornalistas, professores, etc.)

Nesta 16ª edição do  MIFEC participaram filmes de 20 universidades de países como Alemanha, Cazaquistão, Croácia, Espanha, EUA, Filipinas, França, Holanda, Israel, Nepal, Polónia, Roménia, Sérvia e Portugal.