foto: UTAD
[Imprimir]

A UTAD assinou recentemente protocolos com quatro empresas tecnológicas que irão criar mais de uma centena de empregos na região, nos próximos anos. São estas as empresas Arquiconsult, ISOBAR Portugal, World IT, ficarão sediadas no campus universitário, e a Critical Software, que já está instalada no Régia Douro-Park, em Vila Real. Numa primeira fase, estas empresas vão criar cerca de 25 novos empregos, maioritariamente para licenciados, e visam a “captação de talentos” formados na UTAD .

Os acordos foram assinados no âmbito do projeto INOV@UTAD, têm a duração de dois anos renováveis, e são empresas maioritariamente na área das tecnologias da informação que pretendem uma ligação próxima ao ambiente universitário e ao conhecimento aí desenvolvido, para instalarem equipas em novos projetos.

Esta oportunidade surgiu no decurso da nova estratégia delineada para a Incubadora da UTAD, no âmbito da qual foi fixado o objetivo de aproximar a criação de emprego qualificado em proximidade à formação graduada e pós-graduada oferecida pela Universidade. Neste sentido, a instalação de empresas no campus mostra que as universidades podem ser os “novos aceleradores económicos”, sendo ainda, e também, uma forma de “fixar talento no Interior”, salientou Emídio Gomes, vice-reitor da UTAD.

Os protocolos incluem também cláusulas de atribuição de prémios de mérito e bolsas de estudo a estudantes da UTAD, estágios académicos, realização de seminários, conferências, colóquios e outros eventos de partilha de conhecimento e ainda desenvolvimento de projetos pedagógicos, científicos e culturais.

Segundo Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, esta estratégia de atração de empresas para o campus reforça a estratégia delineada e permite também “dinâmicas próprias de um campus inovador, inteligente, aberto e criativo”, conclui.

 

As primeiras empresas instaladas na UTAD

Arquiconsult empresa de consultoria de sistemas de informação, com sede em Matosinhos e escritórios em Lisboa, Barcelona e Luanda. Na última década, multiplicou por quatro a faturação, de 2,5 milhões em 2008 para 10 milhões de euros no ano passado, e mais do que triplicou o efetivo para 145 pessoas – 80 em Lisboa, 45 em Matosinhos, 12 em Espanha e oito em Angola, e pretende contratar mais 50 este ano.

Isobar Portugal  agência internacional com foco no serviço integrado em digital, que surge da necessidade de dar resposta a problemas de comunicação das marcas neste segmento. Focada na entrega de “ideias sem limites”, a Isobar é considerada líder na construção da experiência digital e citada como uma das 10 agências mais relevantes na área da inovação. Com mais de 4000 colaboradores, com 70 escritórios espalhados por diversos países, presente em mais de 44 mercados e vencedora de leões de ouro em Cannes.

WorldIT desenvolve soluções na área dos sistemas de informação com ênfase nas tecnologias Mobile, Portais, CRM, BI e integração de sistemas.

CRITICAL Software (já instalada no Regia Douro-Park)  fornece tecnologia para sistemas de informação críticos para sectores da Aeronáutica, Espaço, Automóvel, Ferroviário, Defesa e Segurança, Telecomunicações, Energia, Governo, Saúde e Finanças.