A UTAD publicou recentemente o “Multiplica – Diretório dos Criativos do Douro”, um trabalho de identificação e mapeamento dos agentes do setor cultural e criativo dos 19 municípios da NUT III Douro.

Este livro com cerca de 250 páginas e um design gráfico inovador e atrativo, inclui referência a mais de 440 criativos e a 165 iniciativas, espaços e equipamentos. O conteúdo está disponível na plataforma online (http://www.dourocreativehub.pt/portfolio.aspx) e permite aos interessados criar um perfil e carregar informações e trabalhos.

Neste Diretório foram considerados os agentes com trabalho nas áreas da arquitetura, design, artes plásticas, moda, artesanato, joalharia, música, dança, teatro, novo circo, outras artes performativas, televisão, rádio, edição, artes gráficas, multimédia, software educacional e de entretenimento, publicidade, cinema, fotografia, vídeo, gastronomia, turismo e património.  Foram ainda considerados equipamentos, nomeadamente arquivos e bibliotecas, teatros, cineteatros, auditórios, anfiteatros, museus e núcleos museológicos, centros interpretativos e culturais e outros espaços relevantes.

Enquadrado no projeto “Douro Creative Hub”, que propôs identificar, dinamizar e promover as indústrias criativas do Douro, não só como rampa de lançamento para um futuro Polo das Indústrias Criativas, mas também como instrumento de valorização dos recursos regionais, resultou de uma candidatura aos apoios financeiros do NORTE2020, FEDER e Estado Português.

Com consultoria criativa e direção de arte da Lateral Creative Studios, os interessados podem solicitar um exemplar deste Diretório através do email: geral@dourocreativehub.pt.