O Município de Vila Real participou este ano na Semana Europeia da Juventude, uma iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia e promovida em Portugal pela Erasmus+Juventude em Ação, de 29 de abril a 5 de maio.

Neste âmbito, decorreu no Espaço Juventude de Vila Real, no dia 30 de abril o evento “Time to Share”, com o objetivo de dar a conhecer aos jovens o Programa Erasmus+ e as vantagens que uma experiência internacional pode oferecer. O evento contou com a presença de estudantes Erasmus Outgoing (mobilidades de Portugal para outro país), que pertencem à equipa da Erasmus Student Network UTAD – ESN UTAD, e Incoming (mobilidades de outros países para Portugal) e um membro da equipa do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UTAD.

Tratou-se de um conjunto de atividades informais, com o objetivo de celebrar a Europa, bem como a necessidade de dar a conhecer e trazer até aos jovens mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando a dinâmica local das organizações de juventude.

Recorde-se que Vila Real aderiu, no início deste ano, à Rede Eurodesk, rede europeia de informação, com serviços em 35 países, que reúne cerca de 1000 provedores locais de informações sobre jovens, os chamados “multiplicadores”, fornecendo informações aos jovens e aconselhando-os sobre oportunidades de mobilidade. A participação na Semana Europeia da Juventude é já um resultado desta adesão, através da qual o Município pretende reforçar a progressiva participação cívica dos jovens Vila-realenses, garantindo-lhes igualdade de oportunidades, tanto a nível nacional como no europeu.