Depois de um semestre decorrido na Otto von Guericke University em Magdeburgo (Alemanha), está a decorrer na UTAD o International Master on Performance Analysis in Sport (IMPAS). Esta edição conta com 12 alunos provenientes de seis países, que terão a oportunidade de aprender métodos de análise do rendimento desportivo, utilizando a tecnologia mais avançada, disponível no laboratório SporTech da UTAD (sistemas GPS, sistemas UWB, oxímetros portáteis, plataformas vibratórias, reacciómetros, máquinas de treino isoinercial, entre outros).

Este semestre conta com a participação de investigadores do CIDESD de várias instituições do país (ISMAI, UBI, IPG, UE) e, em paralelo, os estudantes visitam e apoiam a aplicação destes procedimentos avançados no processo de desenvolvimento dos jovens talentos e do treino dos desportistas de alto-rendimento afetos ao Talentódromo Desportivo de Vila Real.

A 23 de maio será realizado o 3º seminário aberto do IMPAS, com o título “Data-Driven Decisions in Sports”, onde os estudantes apresentarão os trabalhos realizados ao longo do semestre na UTAD. O terceiro semestre do curso será realizado na Lithuanian Sports University, em Kaunas (Lituânia).

O nível académico e profissional dos alunos do IMPAS é reconhecido pelas publicações dos seus trabalhos em revistas de impacto científico, pela capacidade para conseguir financiamento em bolsas de doutoramento e pela capacidade de integrar quadros de instituições desportivas de elite (eg, Juventus Football Club, Myanmar Football Federation).