Artur Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD para a área do Planeamento e Internacionalização visitou, entre 27 e 31 de maio, a University of Applied Sciences Wien, Áustria, mais conhecida por Technikum Wien, no âmbito de uma “Staff Mobility for Training” do Programa Erasmus +.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem mantido uma colaboração regular e intensa com a Technikum Wien, muito em especial entre a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e a Faculty of Life Sciences Engeneering daquela Universidade, focada nas Áreas da Engenharia Biomédica e da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Neste quadro, três docentes da Technikum Wien completaram recentemente o doutoramento da UTAD em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e prevê-se a participação futura de outros três docentes no mesmo programa. Tem sido constante a vinda de estudantes daquela instituição, sobretudo para estágios ou frequência de aulas de licenciatura e mestrado, assim como a participação de docentes da UTAD como intervenientes em cursos da Technikum Wien.

Esta cooperação tem tido com âncora principal o Programa Erasmus +, no âmbito do qual se têm processado os intercâmbios de estudantes e docentes. Esta visita teve como objetivo dar um passo mais nesta cooperação, procurando, nomeadamente, diversificar as áreas envolvidas tendo sido realizadas reuniões com docentes, com o Reitor, com o Diretor da Faculdade de Life Sciences Engennering, o Diretor do Mestrado em Engenharia Biomédica, a Coordenadora de Projetos de I&D, o Gabinete de Relações Internacionais, assim como visitas à Biblioteca e aos laboratórios de ensino e de investigação de diferentes áreas.

Destas reuniões e contactos ficou patente a possibilidade de alargar a cooperação a domínios como a Engenharia dos Desportos e Gestão Ambiental & Ecotoxicologia, nas quais a Technikum Wien tem programas inovadores, envolvendo, para além da ECT, a Escola de Ciências da Vida e do Ambiente.

A Technikum Wien foi fundada em 1994 e oferece 13 cursos de licenciatura e 18 de mestrado. Está organizada em quatro faculdades: Electronics Engennering; Computer Science; Industrial Engennering; e Life Sciences Engennering. Conta com cerca de 5000 estudantes e vários dos seus programas de ensino têm um carácter claramente inovador, como são os casos das licenciaturas em “Smart Homes & Assistive Technogies”, “Business Informatics”, “Transport & Environment”, “Mechatronics & Robotics” ou “Human Factors & Sports Engeneering”, ou os mestrados em “Integrative Urban Development – Smart City”, “Renewable Urban Energy Systems” “Sports Equipment Technology”, “Environmental Management & Ecotoxicology”, “Health Care & Rehabilitation Technology” ou “Tissue engeneering & Regenerative Medicine”.

Foto: DR