Partilhe

[Imprimir]

Com mais de 200 participantes de cerca de 33 países dos seis continentes, a 1.ª Cimeira Europeia para a Educação do Pensamento Críticorealizou-se a 3 de junho de 2019 em Leuven, na Bélgica, no âmbito do projeto CRITHINKEDU – O Pensamento Crítico nos Curricula do Ensino Superior Europeu.  A UTAD, enquanto coordenadora do projeto, fez parte da organização do evento, tendo participado com cerca de 10 docentes de diferentes escolas e áreas disciplinares.

Ao longo da cimeira foram realizadas várias sessões, desde as plenárias com oradores convidados de renome na área, como Ron Barnett, da University College London (RU), ou ainda Linda Elder e Gerald Nosich da Fundação para o Pensamento Crítico (EUA), sessões paralelas dinamizadas pelas equipas de parceiros do projeto (incluindo a UTAD) nos mais variados tópicos relacionados com a Educação do Pensamento Crítico (como por exemplo o uso da aprendizagem cooperativa para o desenvolvimento do pensamento crítico, o desenho de ambientes de aprendizagem eficazes, a relação entre a literacia da informação e o pensamento crítico, entre outros).

A cimeira foi também palco da apresentação e discussão pública do mais recente resultado do projeto: o Protocolo Educacional CRITHINKEDU para desenvolver o pensamento crítico. O mesmo assume-se como um instrumento orientador para a implementação de práticas educativas promotoras do pensamento crítico nas instituições de ensino superior.

O evento terminou com diferentes representantes do mercado de trabalho, de universidades, de agências educacionais e outras organizações relevantes (como por exemplo a OCDE, a UNESCO, entre outros) a assumir uma posição pública relativamente ao futuro da educação do pensamento crítico no ensino superior Europeu. Os convidados foram desafiados a apresentar as razões pelas quais assinaram o “Manifesto para a Educação do Pensamento Crítico”, que constituí uma versão prática e encurtada do protocolo educacional, e disponível em  https://www.petitions.net/manifesto_on_critical_thinking_education.

As fotos do evento podem ser vistas na página do Facebook do projeto em http://bit.ly/2ERTKFI. As diferentes apresentações das sessões paralelas serão disponibilizadas brevemente no website do projeto em http://crithinkedu.utad.pt/en/presentations/.

 

Fotos: DR