Partilhe

[Imprimir]

UTAD é parceira tecnológica e de serviços do projeto

 

O ECO-GATE lançou recentemente a marca ECO-G, logotipo que identifica o gás natural veicular. Esta será a imagem que irá constar em todos os postos de abastecimento em Portugal e em Espanha e, numa segunda fase, em toda a Europa.
Com esta nova marca, o ECO-GATE, consócio europeu liderado pela NEDGIA, distribuidora de gás do Grupo Naturgy e cofinanciado pela União Europeia, unifica as diferentes formas de tecnologia que utilizam o gás natural no seu papel de combustível, pelo que o ECO-G, como selo e marca, poderá ser utilizado por fabricantes de veículos terrestres ou marítimos, utilizadores de veículos e empresas de tecnologia, comerciantes e distribuidores no setor da mobilidade com gás natural.

O ECO-G é uma tecnologia limpa, que reduz as emissões que afetam a qualidade do ar em cidades para quase zero. Além disso, reduz a emissão sonora e as vibrações em 50% em comparação aos motores a diesel. Trata-se de um gás renovável, cujas emissões de CO2 são neutras: redução de 100%. De todos os combustíveis alternativos, ECO-G é o único que tem desenvolvido soluções operacionais para as necessidades de mobilidade de veículos de passageiros para deslocações urbanas, para transporte de longa distância (internacional) sem perder benefícios ou autonomia.

Com a utilização de novas tecnologias o ECO-GATE aplica soluções inovadoras para permitir a implantação rápida e massiva deste combustível alternativo, graças a uma redução significativa no custo unitário e a uma melhor compreensão e maior conhecimento das necessidades dos clientes. O projeto envolve a construção de 21 postos de abastecimento de gás natural no Atlântico e Mediterrâneo na Alemanha (1), França (1), Portugal (6) e Espanha (13). O financiamento fornecido para ECO-GATE será partilhado entre os quatro países para permitir o desenvolvimento de gasolineiras em Barcelona, ​Córdoba, Cartagena, Irun, La Junquera, Madrid, Salamanca, Tordesilhas, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Tours e Heddesheim, entre outras cidades. Além disso, contempla também a realização de dois projetos pilotos para o fornecimento de gás renovável e hidrogénio.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é um dos parceiros tecnológicos e de serviços do projeto, a par da Cetil Dispensing Technology, Soltel It Solutions, Fundación Cidaut, Evarm Innovación, Fundación Imdea Energía, Audigna, Ghenova Ingeniería y Madisa Como operadoras de gás natural estão envolvidos a NEDGIA Madrid, Enagás Transporte, Dourogás Natural, Endesa Energía, Galp Energía, Repsol, Naturgy Europe, Inversora Melofe y Molgas Energía, como usuários finais: Correos e San José López. Finalmente, como especialistas em conhecimento de mercado e promoção, fazem parte Gasnam, Autoridad Portuaria de Gijón, Autoridad Portuaria de Huelva, Universidad de Santiago de Compostela y Soulman Insightful Thinking.

Mais informação sobre este projeto em: http://eco-gate.eu/ e em https://www.linkedin.com/company/eco-gate-european-consortium/