As aulas da unidade curricular (UC) “Seminário” do 3º ano em Turismo da UTAD, foram o palco de uma experiência que envolveu a colaboração com a investigadora finlandesa Kaisa Aro, com o objetivo de reunir dados para uma investigação de doutoramento sobre a temática Brand Love, uma proposta de um antigo investigador do projeto INNOVINE&WINE, Darko Dimitrovski.

O objeto de estudo consistia em apurar como a paixão por uma marca pode ser benéfica para a marca e como esta se exprime, além de identificar os destinos turísticos que podem aproveitar o Brand Love. Neste trabalho foi incluído o Douro, por ser um destino cada vez mais conhecido no estrangeiro.

Em conjunto com os docentes desta UC, Jorge Pinto e Veronika Joukes, foi decidido que que os dados seriam obtidos através de entrevistas a pessoas e entidades com ligação ao Douro e atividade profissional ligada ao turismo (donos e colaboradores de restaurantes, empresas de animação turística, museus e hotéis) num total de 25 entrevistas.

Foi a primeira vez que alunos da licenciatura em Turismo tiveram de realizar entrevistas, discutir problemas e entregar trabalhos em língua inglesa para uma UC que não é “Inglês” e com vista a facultar os resultados à investigadora Kaisa Aro.

A investigadora seguiu o processo à distância, através de um grupo fechado no FaceBook onde a maioria das entrevistas e apresentações foi registada em direto e as dúvidas foram esclarecidas através das novas tecnologias de comunicação.

O trabalho realizado enriqueceu os alunos e também a investigadora que contou com um grupo que domina a língua inglesa, competência essencial para os finalistas desta licenciatura em Turismo da UTAD que entram, assim, mais fortes no mercado de trabalho.