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Com o objetivo de divulgar resultados sobre o panorama atual do turismo na Região do Douro, debater especificidades e caminhos futuros, foi realizado o seminário “Os (des)mitos do turismo do Douro”, no dia 24 de maio, no Porto pela AETUR. Os trabalhos apresentados resultaram da investigação realizada no âmbito do Projeto Dourotur, desenvolvido no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CETRAD-UTAD).

A abertura das comunicações ficou a cargo de Alberto Baptista, Pró-Reitor para a Área dos Projetos Estruturantes (UTAD). Xerardo Pereiro, Edgar Bernardo, Susana Marques e Gina Santos trouxeram resultados a respeito da oferta de alojamento turístico do Douro. Carlos Marques, Maria Teresa Manfredo e Octávio Sacramento apresentaram contribuições a respeito de reflexões sobre a imagem turística e a marca Douro. Nuno Sousa apresentou resultados sobre a procura e os efeitos do turismo na Região. Já Mário Sérgio Teixeira e Filipa Jorge trataram das implicações a respeito do benchmarking de ferramentas de marketing digital. Houve também espaço para um debate entre os oradores e demais participantes, pretendendo-se a partilha de ideias entre os diversos agentes e empresários do setor que estavam presentes no auditório.

O evento ocorreu no âmbito do “Meetings from Douro”, promovido pela Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) em parceria com a Rota Magalhães, ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).