1

Flores dão vida a Tabela Periódica

A UTAD colaborou na construção de uma Tabela Periódica com flores no Terreiro da Sé, Porto, no dia 12 de junho, num eventoorganizado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, e algumas Escolas Secundárias do Porto.

A iniciativa foi realizada no âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica de Mendeleiev, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química, e pretende trazer a Tabela Periódica para a rua e sensibilizar a população para a importância desta ferramenta para a Química.

Neste tapete de flores, com o formato da Tabela Periódica, foram destacados os blocos constituintes com flores de diferentes: os metais alcalinos e alcalino terrosos, e os metais de transição foram identificados pelas cores azul e vermelha, respetivamente, e os símbolos químicos dos 118 elementos foram representados com flores brancas.

Exposto durante todos o dia, foram muitos os turistas de várias nacionalidades que se mostraram curiosos, interessados e admirados com a construção e com o significado.

Imagens do evento em:  https://www.iypt2019.pt/agenda/event/500