A UTAD foi palco, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, do 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, cuja organização foi coordenada por Isilda Rodrigues, docente e investigadora do Departamento de Educação e Psicologia, e partilhada com a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra e a Universidade de S. Paulo (Brasil).

Foi objetivo central do congresso debater a importância da História da Ciência para o sucesso das aprendizagens científicas, bem como as melhores estratégias para a sua implementação no ensino, o que fez juntar investigadores, professores e estudantes, interessados na história e no ensino da Biologia, Geologia, Química, Física e Matemática, assim como das Ciências da Educação, Engenharias, Medicina, Farmácia, Bioquímica, Antropologia, Astronomia, Psicologia, Economia, Sociologia, Ecologia, Biologia Molecular e Nanociências, entre outras, num debate multicentrado e multidisciplinar.

Cerca de duas centenas de comunicações orais apresentadas por investigadores de universidades e centros de investigação de vários países e distribuídos pela aula magna e mais quatro salas em simultâneo, preencheram os vários dias do congresso, sobressaindo trabalhos focados no ensino, educação, didática e divulgação das ciências. Neles procurou-se congregar reflexões e estudos de carácter mais geral, disciplinares ou interdisciplinares, de história da cultura, da técnica e da indústria, assim como estudos epistemológicos, historiográficos, biográficos ou prosopográficos. Outros temas relevantes para a história da ciência e para o ensino, como sejam os estudos de género, o ensino das ciências em língua estrangeira e, de forma geral, as várias vertentes das interações entre as ciências, as tecnologia e as humanidades, mereceram igualmente debate e reflexão pelos investigadores.