1

Jornada de alfabetização musical na UTAD

No âmbito do programa “Universidade, Democracia e Cidadania” da UTAD, teve lugar no dia 19 de junho, na Aula Magna, uma jornada de alfabetização musical com o envolvimento da comunidade escolar de Torneiros, em Vila Real, em conjunto com as licenciaturas em Educação Básica e em Línguas Literaturas e Culturas e do Mestrado em Ciências da Cultura.

Abriu a jornada Levi Leonido, docente da UTAD e um dos organizadores do evento. Depois, várias dezenas de crianças da escola e jardim de infância de Torneiros interagiram com alunos da UTAD apresentando os seus trabalhos, no cumprimento de um modelo inovador de aprendizagem, inspirado do modelo conhecido por “Escola da Ponte”, amplamente referenciado a nível internacional enquanto projeto de formação integral envolvendo intensamente toda a comunidade no funcionamento da escola (alunos, docentes, profissionais, pais e demais agentes educativos e institucionais).

O projeto de alfabetização musical apresentado nesta jornada, é ainda reforçado pela adoção do método pedagógico de Zoltán Kodály (Escola Kodaliana), reconhecido pela importância fundamental que atribui aos valores folclóricos enquanto pilares de aprendizagem na iniciação musical e artística. Neste contexto, foi particularmente relevante a participação do músico e compositor Bartolomeu Lima, atuando em conjunto com as crianças da comunidade escolar.