1

Dia Regional do Engenheiro celebrado na UTAD

“O futuro exige cada vez mais Engenharia”

A Ordem dos Engenheiros celebrou, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no passado sábado (dia 29 de junho), o Dia Regional do Engenheiro 2019. O programa incluiu uma homenagem a dois engenheiros que são, igualmente, dois destacados membros da academia da UTAD: o reitor Fontainhas Fernandes e o atual deputado Luís Ramos, professor do Departamento de Engenharias. Tal distinção reconhece “os seus percursos académico e profissional e prestígio conquistado” como “exemplo e orgulho para a Ordem dos Engenheiros – Região Norte e para a Engenharia e uma inquestionável referência para as gerações vindouras”.

Enquanto anfitrião e homenageado, Fontainhas Fernandes louvou o papel da Ordem dos Engenheiros na defesa da função social, dignidade e prestígio da profissão. “Hoje em tudo o que fazemos respira-se engenharia”, afirmou o reitor para sublinhar que “o futuro exige cada vez mais engenharia”, razão pela qual a UTAD procura assumir uma visão prospetiva do papel dos futuros engenheiros, “numa época pautada pela convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas, a quarta revolução industrial, que se prevê ser disruptiva e provocar mudanças sensíveis na sociedade, ao nível do conceito de trabalho e de emprego”.

Este cenário – assumiu o homenageado – “exige maior dinamismo e capacidade de adaptação à mudança dos futuros engenheiros”, a par da “capacidade de liderança, de comunicação e de abertura à participação em redes e de interação criativa entre o pensar global e o atuar local”. E a UTAD, enquanto Escola de Engenharia de referência, está nesse caminho, um caminho que é também determinante para o sucesso da instituição.

O protocolo da cerimónia foi ainda cumprido com as intervenções do delegado regional de Vila Real da Ordem (José Carlos Pinto), presidente da Assembleia Regional Norte (Gerardo Saraiva de Meneses), presidente do Conselho diretivo da Região Norte (Poças Martins), representante da Câmara Municipal de Vila Real (Adriano Sousa), o homenageado deputado Luís Ramos e, a encerrar, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros (Carlos Mineiro Aires). Foram também entregues diversas distinções e acolhidos os novos membros na Ordem, concluindo-se a celebração com a plantação simbólica de uma árvore no Jardim Botânico da UTAD.

 

Legenda da Foto: Reitor da UTAD no momento da homenagem