Logo: AAUTAD

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) termina o ano letivo com um “saldo positivo face à realização de novos eventos, a procura de uma Academia mais sustentável e a envolvência dos alunos nas suas atividades”.

Para José Pinheiro, presidente da direção da AAUTAD, a aposta nos copos reutilizáveis nos eventos organizados pela AAUTAD, foi “uma decisão acertada e que contou com a anuência e participação ativa dos estudantes, que não só compreenderam a decisão tomada, como também os núcleos de cursos optaram por tomar medidas eco ambientais nos eventos por eles organizados”.

“Quando optamos pelos copos reutilizáveis em eventos da proporção da Semana Académica, sabíamos que tínhamos pela frente a tarefa de incitar a alteração de comportamentos há muito enraizados na cultura não apenas académica como também de todo o país, no entanto, os alunos da academia transmontana mostraram-se perfeitamente compreensivos perante esta medida de âmbito ecológico e aderiram com entusiasmo, o que mostrou a seriedade com que os estudantes atentam à problemática da sustentabilidade ambiental”, referiu o dirigente académico.

A aposta no copo reutilizável será para manter, sendo que a AAUTAD pretende candidatar os seus futuros eventos ao programa Selo Verde, atribuído pelo Fundo Ambiental.

A AAUTAD também reforçou a vertente desportiva informal, tal como tinha assente na sua proposta eleitoral, criando pela primeira vez a Liga Universitária Intercursos, a UTAD CUP, em colaboração os Serviços de Ação Social e os núcleos de cursos, que arrancou no início do segundo semestre e que envolveu a formação de equipas em três modalidades distintas, o futsal, basquetebol e voleibol.

Neste que foi o ano zero da UTAD CUP, participaram seis equipas, mas José Pinheiro acredita que no próximo ano letivo, serão muitos mais cursos a aderir a esta competição.

“A adesão, a meio de um ano letivo foi muito positiva, salientando-se ainda a presença massiva de público estudantil a assistir às partidas, o que nos faz acreditar que no ano letivo de 2020/2021 vamos reforçar significativamente a participação”, adiantou o presidente da AAUTAD, que acredita que esta competição irá crescer exponencialmente nos próximos anos.

Fonte: AAUTAD